terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O LENÇO DOBRADO NO SEPULCRO



JOÃO 20:1-10

A Ressurreição de Cristo é a base de nossa fé (1 Co 15). 
Foram usadas muitas especiarias no sepultamento do Senhor, era uma tradição judaica - Nicodemos forneceu uma mistura “de mirra e aloés” para preparar o corpo de Jesus para o sepultamento. (João 19:39, 40) E alguns discípulos de Jesus prepararam “aromas e óleos perfumados” e os levaram à sepultura dele. — Lucas 23:56–24:1. 

Quando as mulheres chegaram lá, a pedra estava removida. Dois de seus discípulos correram até lá, um chegou primeiro, abaixou-se e da porta viu os lençóis, mas não entrou. Pedro, porém, abaixando-se, entrou no sepulcro, viu os lençóis, mas além disso viu os lenços que estavam na cabeça de Jesus, estavam dobrados, e postos a parte.


A Tradição do Amo e o Servo

Para poder entender a significância do lenço dobrado, você tem que entender um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época. O lenço dobrado tem haver com a tradição do Amo e o Servo, e todo menino Judeu conhecia a tradição.

Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria. A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição.

Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: ´´Eu terminei.

Se o Amo se levantasse, e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa porque ... o lenço dobrado queria dizer:"Eu voltarei!"

Da mesma forma, o lenço dobrado no sepulcro, alude à uma viva Esperança dos salvos e servos do Senhor Jesus, da Promessa de Sua Vinda.

Maranata! Ora Vem Senhor Jesus!

Pr. Cícero Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário